O Projeto Secretários pelo Clima visa envolver adolescentes e jovens com a meta de manter o aumento da temperatura média global dentro do limite de 1,5°C.
Limitar o aquecimento global requer uma redução substancial do desmatamento e da perda de mangues ao longo da próxima década, bem como uma interrupção efetiva da degradação das turfeiras (turfa é um material de origem vegetal, parcialmente decomposto, encontrado em camadas, geralmente em regiões pantanosas e também sob montanhas, fornecem serviços vitais, como o controle do abastecimento de água e a prevenção de enchentes e secas, e provêm alimento e combustível a muitas pessoas).
Entre as consequências do aquecimento global estão o degelo, o aumento do nível dos oceanos, a desertificação, a alteração do regime das chuvas, inundações e a redução da biodiversidade.
Os Secretário pelo Clima após receberem capacitação na sede do Instituto Terrazul, são certificados como responsáveis pela sensibilização de outros alunos de sua unidade escolar quanto às mudanças climáticas, pela elaboração do inventário de gases de efeito estufa da escola e pela realização do Plano de Ação Climática.