Instituto Terrazul realiza uma série de visitas ao Núcleo de Educação Climática com escola parceira

o Instituto Terrazul vem realizando diversas atividades de capacitações presenciais com turmas de 7ª, 8º e 9º ano da Escola Municipal Rodrigues Alves, resultado da parceria firmada

O Instituto Terrazul

Desde o início de 2023, o Instituto Terrazul vem realizando diversas atividades de capacitações presenciais com turmas de 7ª, 8º e 9º ano da Escola Municipal Rodrigues Alves, resultado da parceria firmada Foram escolhidas pela escola duas turmas de vinte alunos para participar das atividades propostas. As capacitações foram realizadas em duas etapas, o que proporcionou duas visitas por turma para sistematizar todo conteúdo.

Na primeira etapa de capacitação, os alunos foram recebidos no deck principal de acesso à Ilha da Gigóia para pegarem o barco. Desde o primeiro momento, já foram aprendendo e reconhecendo o ecossistema ao qual estão inseridos: o Complexo Lagunar de Jacarepaguá e toda sua extensão de vegetação de manguezal — que foi citada durante as capacitações pelo seu potencial de sequestro de carbono e sua utilização como ferramenta de neutralização de gases do efeito estufa.

Já na sede do Instituto, os alunos participaram de palestras sobre mudanças climáticas e os gases de efeito estufa. Foram momentos de muita interação. Os alunos aprenderam desde os conceitos básicos e, em conjunto, foram refletindo sobre a situação atual do planeta e da aproximação de uma forte crise climática, uma abordagem teórica sobre o tema.

Um dos principais assuntos foi a insegurança alimentar trazida pelas mudanças climáticas. Neste momento, os alunos puderam entender como o clima interfere na produção de alimentos, tornando-os mais caros e trazendo escassez, o que traz insegurança alimentar a muitas famílias.

Na segunda etapa de capacitação, foi apresentado o plano de atividades que os alunos farão ao longo do ano. Nele contém as ações a serem desenvolvidas como Secretários pelo Clima em sua escola. Dentre as atividades estão: a criação de um plano de ação climática da escola, desenvolvimento de uma calculadora de carbono, ações de mitigação de GEE e a proposta de mobilidade urbana (ciclovia).
 
Os Secretários pelo Clima passarão por uma certificação em sua escola, ganhando o reconhecimento dos demais alunos sobre seu título, sendo assim uma referência no meio deles como representante do clima.