Instituto Terrazul promove Workshops de Hortas de Pequeno Espaço junto à Jovens de Escola Pública

Iniciativa busca combater à Insegurança Alimentar causada pelas Mudanças Climáticas

Iniciativa busca combater à Insegurança Alimentar causada pelas Mudanças Climáticas

Nos últimos anos, as alterações no clima vem causando impactos significativos na produção, qualidade e acesso aos alimentos. Por este motivo, uma preocupação das lideranças mundiais vem aumentando: a insegurança alimentar. Em regiões onde os efeitos das mudanças climáticas são mais intensos e frequentes como secas prolongadas, irregularidade das chuvas, enchentes entre outros eventos que possam interferir na agricultura, é notável uma maior tendência à insegurança alimentar. As consequências de tantas adversidades em meio a produção de alimentos – que atingem tanto aos grandes produtores quanto à agricultura familiar e de pequenos produtores – podem levar à escassez e ao aumento de preços, tornando mais difícil o acesso aos alimentos para as pessoas mais vulneráveis.

Visando combater a insegurança alimentar trazida pela crise climática, o Instituto Terrazul alavancou uma iniciativa, através do programa Comunidades Escolares Pelo Clima, de promover workshops de Hortas de Pequeno Espaço, uma alternativa eficiente por ter uma fácil manutenção e baixo custo. As hortas podem ser cultivadas em pequenos espaços, como quintais, muros, varandas, janelas e garrafas pets, e são uma maneira acessível e eficaz de produzir alimentos frescos e saudáveis. Com a prática de cultivo, as pessoas podem se tornar menos dependentes de alimentos produzidos em grande escala, que muitas vezes precisam ser transportados por longas distâncias. Além disso, a produção local de alimentos reduz as emissões de gases de efeito estufa associadas ao transporte de alimentos.

As ações do Instituto junto aos alunos da rede formal de ensino acontecem no âmbito do Núcleo de Educação Climática, os adolescentes e jovens participantes aprendem todas as etapas de cultivo da horta. São considerados o espaço físico que cada um tem disponível em sua casa ou unidade escolar, não se limitando à hortas de grandes terrenos, as alternativas apresentadas são eficientes em espaços pequenos e até mesmo verticais.