PORTFOLIO TERRAZUL

Conheça nossa história navegando em nosso portfolio

PORTFOLIO TERRAZUL

O Portifolio apresentado a partir do pdf lincado no ícone “Leia Mais”, registra uma pequena parte do trabalho desenvolvido pelo Instituto Terrazul em seus 26 anos de criação. Foram mais de 180 projetos realizados, mas o portfolio registra 33 projetos com grande destaque na cidade do Rio de Janeiro no período de 1999 a 2023. Nosso muito obrigado a todos os colaboradores, parceiros e patrocinadores!

Destaques

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CLIMÁTICA

Núcleo de Educação Climática

O Núcleo de Educação Climática, parte integrante do Programa Comunidades Escolares pelo Clima, está estruturado com o objetivo de sensibilizar crianças e adolescentes para colaborarem com o processo de redução de emissões de gases de efeito estufa em seus domicílios, dando ênfase à segurança alimentar, introduzindo a garotada no projeto de horta orgânica.

O Programa Comunidades Escolares pelo Clima promove oficinas e atividades práticas no Instituto Terrazul, Ilha da Gigóia, semanalmente para escolas do ensino fundamental e médio.

Projeto Gestão Ambiental Integrada ao Ensino Médio

O Projeto de Gestão Ambiental, parte integrante do Programa de Qualificação Técnica do Instituto Terrazul, busca promover Cursos Vocacionais Tecnológicos para Jovens atendidos em seus projetos.
 
O Programa foi resultado da parceria construída entre o Instituto Terrazul e a Faetec e o piloto ocorreu na Escola Técnica Adolpho Block, no Curso Técnico em Administração e foi estruturado por aulas teóricas e práticas.

Projeto Rede Arredores nas Escolas

O Projeto realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação foi totalmente sintonizado com o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global. Adotou diretrizes e princípios para a delimitação de objetivos e linhas de ação para as práticas de Educação Ambiental, tais como: Transversalidade e Interdisciplinaridade, Descentralização Espacial e Institucional; Sustentabilidade Socioambiental; Democracia e Participação Social.

O Projeto contou com o patrocínio da Unimed-Rio.

GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

Projeto Proteção Ambiental Lagunar

O objetivo principal foi o de implementar ações de recuperação de área de restinga e manguezal, por meio de atividades de plantio de espécies nativas e remoção de espécies exóticas, além de realizar forte processo de educação ambiental com a população do entorno e jovens do ensino médio.

O projeto contou com o patrocínio do Programa Petrobras Ambiental.

Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara

O Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá (CBH Baía de Guanabara) é o parlamento de gestão e governança dos recursos hídricos em 17 municípios do Estado do Rio de Janeiro. Ele promove o diálogo da sociedade com ela mesma, reunindo representantes do Poder Público, dos Usuários – empresas que fazem uso e exploração da água – e da Sociedade Civil. O Instituto Terrazul assumiu a presidência do CBH-BG no período de 2018 a 2020.

Projeto Água em Unidade de Conservação / Parque Nacional da Tijuca

O Projeto “Água em Unidade de Conservação” (H20UC), foi contemplado na primeira seleção pública do Programa Petrobras Ambiental. O projeto foi implementado a partir de quatro linhas de ação, sendo elas: Monitoramento da Qualidade da Água; Proteção, Manejo e Recuperação da Flora e do Solo; Educação Ambiental para Gestão; Comunicação e Divulgação.

O Projeto objetivou a proteção dos mananciais de água que nascem no Maciço da Tijuca, e que contribuem para três bacias hidrográficas da cidade do Rio de Janeiro.

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Projetos de Coleta Seletiva

Retratamos aqui três importantes projetos. O projeto Começar de Novo e a organização da SOCRELP ( Sociedade Comunitária de reciclagem de Lixo do Pirambu) realizados em Fortaleza. O Recicla Gigóia, projeto apoiado pelo Programa de Investimento em Projetos Ambientais – Fundos Itaú Ecomudança e implementado na Ilha da Gigóia, Rio de Janeiro e o terceiro é o desenvolvido na Colônia Z10, ilha de Governador, Rio de Janeiro, com foco na capacitação de pescadores.

SEQUESTRO DE CARBONO / VALORIZAÇÃO DO CARBONO AZUL

Plante para Neutralizar

O Plante para Neutralizar é resultado da ampliação do Programa de Desenvolvimento Sustentável – PDS, elaborado em 2020, com foco em gestão de resíduos sólidos para Colônia Almirante Gomes Pereira – Colônia Z10. O projeto dá ênfase a preservação do Manguezal do Jequiá, valorização do carbono azul e sequestro de carbono.

Iniciado em setembro de 2021, durante os cinco primeiros meses de trabalho de campo a equipe foi levada a realizar forte processo de limpeza do Manguezal, buscando preparar as áreas e suas subáreas de intervenção para a realização do plantio futuro.

COMUNIDADES PELO CLIMA

Comunidades Pelo Clima

Sua missão é a de introduzir o debate das questões climáticas junto aos cidadãos moradores de áreas vulneráveis, estruturando as regiões beneficiadas a mitigarem suas emissões de gases de efeito estufa, a gerarem créditos de carbono domiciliares e os comercializarem na bolsa de crédito de carbono comunitário.

Estruturado a partir de quatro eixos estratégicos, o programa adota medidas de estímulos a concretização de Políticas Públicas com foco nas áreas vulneráveis, por ser este o setor que mais sofre com as mudanças climáticas.

REDE NACIONAL FÓRUNS DE JUVENTUDES

Rede Nacional Fóruns de Juventudes

A Rede Nacional de Fóruns de Juventudes em Recursos Hídricos (FJRH) foi lançada durante o Encontro Setorial da Juventude (espaços de integração, debate, reflexão e construção de ações de envolvimento e inserção da juventude junto ao Sistema de Gestão de Recursos Hídricos), no âmbito do XXI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas – ENCOB, em Foz do Iguaçu e realizou o seu 1º Encontro, em 13 de Março de 2020, no Museu do Amanhã, às margens da Baía de Guanabara, na cidade do Rio de Janeiro.

FÓRUNS DAS JUVENTUDES EM RECURSOS HÍDRICOS

Fóruns das Juventudes em Recursos Hídricos

O Projeto de formação de Fóruns de Juventudes já ganhou várias amplitudes. Primeiramente surge, em 2014, no âmbito do Projeto Proteção Ambiental Lagunar, como sendo um Fórum em Comitê de Bacias. Em 2018, ganha corpo e é implantado em vários Subcomitês da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara, sendo denominado como Fórum das Juventudes em Recursos Hídricos.

Em 2019 é estruturado como Programa Fóruns das Juventudes para Cidades Sustentáveis e define-se como uma metodologia de inserção da juventude no debate das diferentes políticas públicas, através da articulação entre academia, poder público, iniciativa privada e sociedade civil com vista à construção de Cidades Sustentáveis..

Atualmente, vem sendo implementado como Projeto de Extensão Fóruns das Juventudes Água e Clima , em universidades da cidade do Rio de Janeiro.

INICIAÇÃO PROFISSIONAL

Projetos Produtora Jovem e Núcleo de Educação Digital

Dois importantes projetos implementados pelo Terrazul na Ilha da Gigóia, Rio de Janeiro, com objetivo de qualificar a juventude para ingresso no mercado de trabalho. A Produtora Jovem desenvolveu o Programa para TV – Espremendo o Cérebro, disponibilizado no Play list do Canal do Terrazul, formando jovens nas áreas de Direção, Roteiro, Cenário, Gravação e Edição.

O Núcleo de Educação Digital – NEC, formou mais de 3.000 alunos ao longo de 8 anos proporcionando a todos os primeiros contatos com o meio digital.

PROJETOS CULTURAIS

Projetos com ênfase na Música, Dança e Teatro

O Centro de Formação Cultural do Instituto Terrazul promoveu vários projetos com objetivo de incentivar o desenvolvimento cultural das comunidades atendidas.

Apoia ações culturais e de arte, fomentando também, o empreendedorismo cultural. Seus principais projetos ocorreram nas áreas musicais, de artes cênicas e de dança.

Mais de 1.000 alunos já passaram pelos projetos culturais do Terrazul.