Desenvolvimento Econômico

Desenvolvimento
Social

Desenvolvimento Climático

Ajudando sua cidade a combater as Mudanças Climáticas

A Moeda Social Carbono traz consigo total relação com o tema “Inovação”. Apresenta destaque no combate as Mudanças Climáticas e busca desmistificar o tratamento dado as discussões sobre clima e emissões de gases de efeito estufa (GEE), retirando o tema do debate acadêmico e político e o inserindo de maneira desafiadora e audaciosa junto as populações de todo o país. A Moeda Social Carbono é um projeto alinhado estrategicamente com a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, 1992), com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com o Acordo de Paris e apresenta grande contribuição para implementação de Políticas Públicas à nível Municipal e Estadual para combate às Mudanças Climáticas.

Moeda Social “CARBONO”

O projeto propõe a realização de inventário de emissões de GEE de unidades residenciais e comerciais com apoio de cadastro online e presencial e de Calculadora de Emissões. As fontes de emissões monitoradas são Energia e Água(efluentes) e Resíduos Sólidos.
 
O cumprimento das metas de redução das emissões, leva as unidades a gerarem créditos de carbono, transformados em Moeda Social “CARBONO”, que é lançada no Banco do Clima – BANCLIMA, em conta específica para cada unidade cadastrada.

Colaboração com diversas Políticas Públicas

Seu caráter inovador traz consigo também, aspectos básicos e de referência para replicação a luz de qualquer política pública para o Clima a ser implementada em qualquer parte do país. Os resultados a serem alcançados contribuem fortemente com a:

Estruturação de Programa de Educação para Mudanças Climáticas;


Estratégia de envolvimento comunitário com metas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) definidas conjuntamente;

Estruturação e dinamização de Fóruns de Governanças Comunitários em Mudanças Climáticas

Estruturação de Tecnologia Socioeconômica para implantação da cultura de Economia de Baixo Carbono;

Justiça Climática

O Projeto quando aplicado nas Áreas Vulneráveis da cidade, traz consigo as bases de estruturação de uma importante política pública de Justiça Climática, associando os conceitos de economia de baixo carbono, transferência de renda, educação climática e redução de emissões, tudo com alta capacidade de replicabilidade para enfrentamento das desigualdades que, por fatores socioeconômicos, ambientais e culturais, faz com que indivíduos de determinados grupos ou regiões fiquem mais vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas.

Fórum de Mulheres e Juventudes em Mudanças Climáticas

Para aprofundamento dos conteúdos trazidos pelo Projeto Moeda Social Carbono e o empoderamento de grupos vulneráveis as mudanças do clima, as comunidades vulneráveis envolvidas são convidadas a participarem da formação do Fórum das Juventudes em Mudanças Climáticas e do Fórum das Mulheres em Mudanças Climáticas, espaços de protagonismo na pauta do clima.

Mulheres

A mudança climática afeta desproporcionalmente meninas e mulheres. Umas sofrem mais do que as outras.
As mulheres estão pouco representadas nos espaços onde são tomadas as decisões que mais afetam o clima em suas vidas.



Juventudes

As pressões climáticas ou de desastres ambientais tendem a agravar situações de crianças e adolescentes que vivem em contextos de vulnerabilidade social e negligência, podendo levar à ruptura dos seus vínculos protetivos e à violação dos seus direitos.