Desenvolvimento Econômico

Acreditamos que a economia de baixo carbono é um dos passos fundamentais para um progresso sustentável. Por isso, a Moeda Social Carbono incentiva e recompensa práticas de redução de emissão de gases de efeito estufa.

Desenvolvimento
Social

A Moeda Social Carbono promove a inclusão e o desenvolvimento social, permitindo que comunidades se fortaleçam em meio ao cenário atual do Planeta, contribuindo para a melhoraria da qualidade de vida das pessoas.

Desenvolvimento Climático

A Moeda Social desempenha um papel crucial na mitigação das mudanças climáticas, trazendo uma cultura de baixo carbono, promovendo o uso eficiente dos recursos naturais, visando minimizar os impactos negativos no clima e no meio ambiente.

Ajudando você e sua cidade a combater as Mudanças Climáticas

A Moeda Social Carbono traz consigo total relação com o tema “Inovação”. Apresenta destaque no combate as Mudanças Climáticas e busca desmistificar o tratamento dado as discussões sobre clima e emissões de gases de efeito estufa (GEE), retirando o tema do debate acadêmico e político e o inserindo de maneira desafiadora e audaciosa junto as populações de todo o país.

A Moeda Social Carbono é um projeto alinhado estrategicamente com a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, 1992), com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com o Acordo de Paris e apresenta grande contribuição para implementação de Políticas Públicas à nível Municipal e Estadual para combate às Mudanças Climáticas.

Moeda Social “CARBONO”

O projeto propõe a realização de inventário de emissões de GEE de unidades residenciais, comerciais e/ou empresas, com apoio de cadastro online e presencial e de Calculadora de Emissões.
 
O cumprimento das metas de redução das emissões, leva as unidades a gerarem créditos de carbono, transformados em Moeda Social “CARBONO”, que é lançada no Banco do Clima – BANCLIMA, em conta específica para cada unidade cadastrada.

Justiça Climática

A Moeda Social Carbono inserida no Comunidades Vulneráveis pelo Clima não apenas contribui para a redução das emissões de carbono, mas também para a Justiça Climática. Reconhecendo os desafios enfrentados pelas comunidades vulneráveis e de baixa renda com as consequências das mudanças climáticas e eventos extremos, o programa promove o fortalecimento e a resiliência dessas áreas.

Como obter a Moeda Social Carbono ?

A Moeda Social Carbono é implementada pelo programa Comunidades pelo Clima e o benefício é concedido a partir de metas de redução de quatro fontes de emissões de GEE (gases de efeito estufa):

Energia

A redução do consumo de energia e a prática de consumo consciente contribui para redução de GEE. Evite acender lâmpadas durante o dia, aproveite a luz natural. Abra as janelas, cortinas, persianas e deixe a luz do dia iluminar sua casa.

Água

80% do consumo de água é transformado em esgoto, o que gera emissões de metano e óxido nitroso nas estações de tratamento. Reduzindo o desperdício de água é possível também reduzir emissões de GEE.

Gás

Evite emissões de GEE no consumo consciente de gás de cozinha encanado ou GLP (botijão), pois eles são responsáveis por emissões de metano e gás carbônico.

Resíduos

Responsáveis por boa parte das emissões, a decomposição dos resíduos gera principalmente metano e gás carbônico.

Cumprindo as metas de redução, o Programa irá lhe conceder o benefício da Moeda Social Carbono através de um cartão individual.

Se você está envolvido em comunidades vulneráveis, acadêmicas, escolares ou empresariais esta é a sua chance de fazer parte do Comunidades pelo Clima e obter a Moeda Social Carbono!

Comunidades
Escolares
pelo Clima

Comunidades
Acadêmicas
pelo Clima

Comunidades
Empresariais
pelo Clima

Comunidades
Vulneráveis
pelo Clima

Para saber como aderir ao programa e receber os benefícios da Moeda Social Carbono, clique em “contato” e preencha o nosso formulário. Assim que recebermos seu pedido, entraremos em contato para fornecer mais informações sobre as próximas etapas.